Notícias

Setembro Amarelo: Verbo Divino abre as portas para voluntários do CVV

Notícia | 12/09/2019

Na terça-feira, 10 de setembro, dia mundial de prevenção do suicídio, o Verbo Divino abriu as portas do colégio para a mensagem de esperança e superação do Centro de Valorização da Vida. Durante todo o dia, a psicóloga e voluntária do CVV, Valdeia Nonato, conversou sobre o assunto com alunos, educadores e pais. Nos turnos da manhã e da tarde, ela revezou entre o teatro e a tecnossala, falando com as turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e com os professores dos segmentos. No turno da tarde, a conversa foi somente com professores e ajudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. À noite, Valdeia e a equipe do CVV continuaram na escola para uma palestra aberta à comunidade que reuniu aproximadamente 100 pessoas no teatro. 

É um tema cada vez mais atual. De acordo com o portal G1, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. Em um relatório publicado um dia antes do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que, entre 2010 e 2016, a taxa global caiu 9,8%, com quedas que vão de 19,6% na região do Pacífico Ocidental a 4,2% na região do Sudeste Asiático. A região das Américas, onde o acesso a armas de fogo é um importante meio de suicídio, segundo a OMS, é a única que registrou um aumento, de 6%. Parte do declínio da taxa mundial se deve ao fato de mais países terem investido em estratégias de prevenção. 

A maioria dos suicídios, em números absolutos, ocorre em países de baixa e média renda, mas os países de alta renda têm a maior taxa de suicídio (11,5 por 100.000 habitantes). As taxas na África, Europa e Sudeste Asiático estão acima da média mundial de 10,5 por 100.000 habitantes, enquanto a região do Mediterrâneo Oriental tem a taxa mais baixa. No geral, pouco mais da metade das pessoas que cometem suicídio têm menos de 45 anos. Entre a faixa etária de 15 a 24 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte, depois dos traumas causados por acidentes rodoviários.

Para a diretora escolar do Verbo Divino, Flavia Real, foi um dia de aprendizado e reflexão. "Acredito que conseguimos fazer a diferença na história de muita gente nesta terça-feira. Somos muito gratos à Valdeia e toda equipe do CVV, eles tocaram no coração de muitos que precisavam de uma palavra de conforto e incentivo. Que Deus multiplique as forças desses voluntários para que eles continuem lutando a favor da vida", disse Flavia.

Valdeia Nonato agradeceu a oportunidade de levar essa mensagem a tantas pessoas. "Foi um dia especial. O Colégio Verbo Divino abriu as portas e o coração. Falamos sobre a importância de cuidar da vida, de ter e dar tempo para ouvir e perceber os que estão à nossa volta. Agradeço ao CVD por oferecer esse espaço tão importante", disse a voluntária do CVV.
 

Veja outras notícias

Veja todas as notícias

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento estão sempre abertos para dúvidas, elogios, observações e sugestões. Por meio desse formulário você entra em contato direto com o Verbo Divino. Retornaremos sua mensagem o mais rápido possível.

Enviar uma mensagem

Fique por dentro de tudo
que acontece no Verbo Divino

ver agenda
2018 © Colégio Verbo Divino - Todos os direitos reservados Desenvolvido por: AM4